quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Bíblia Sagrada e os descendentes de Lot



José Saramago disse em tempos que a Bíblia era “um manual de maus costumes”. Teria Saramago razão? Vejamos o exemplo:

30Lot saiu de Soar e foi viver para as montanhas, levando consigo as suas duas filhas, pois estava com medo de permanecer em Soar. E ficou a viver numa gruta com as suas duas filhas.

31Um dia disse a mais velha para a mais nova: «O nosso pai está velho e em toda esta região não há homem nenhum para casar connosco, como acontece por toda a parte. 32Vamos embebedar o nosso pai e depois dormimos com ele, para que ele nos dê descendentes.» 33Naquela noite embebedaram o pai e depois a mais velha dormiu com ele, sem que ele se desse conta, nem quando ela se deitou nem quando se levantou. 34No dia seguinte a mais velha disse à mais nova: «Ontem à noite fui eu que dormi com o pai. Vamos embebedá-lo também esta noite e dormes tu com ele, para que nos dê descendentes.» 35Naquela noite voltaram a embebedá-lo e a mais nova foi deitar-se com o pai sem que desse por isso nem quando ela se deitou nem quando se levantou. 36E assim ficaram as duas grávidas do pai.

José Saramago tinha razão?
Quanto a mim, sim. Não que eu ache que quando há falta de machos pelas redondezas, violar o pai seja um mau costume, contudo acho que fica aqui implícito que as filhas foram muito rudes ao não terem feito um pedido formal ao seu progenitor para as emprenhar, pois provavelmente se o tivessem feito, ele teria realizado o enchimento langonhal do útero delas de livre vontade – e com muito gosto – e teria ficado com lembranças destas épicas noites para memória futura.

Nota final: Os meus parabéns a Lot pela sua qualidade seminal, dado que obteve 100% de eficácia! Fico também radiante por saber que estes tipos de valores são transmitidos à criançada nas idas à catequese.

Sem comentários: