terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Quaresma

Estamos num importante período do ano litúrgico católico, a Quaresma. Trata-se de um tempo de preparação para a Páscoa, sendo o jejum uma parte vital.
Isto leva-me a reflectir sobre o conceito de abstinência e o que ela representa. Jejuar implica não ingerir alimentos à base de carne como são as tostas mistas, os refogados com bacon e as peles das unhas que viciosamente teimamos em comer.
Chamada de alerta ao caro leitor/cristão que está a jejuar: tenha atenção ao que ingeriu sempre que forem zero horas de cada sexta-feira. Poderá a estar a alojar carne no seu tubo gastrointestinal e, por isso, pondere vomitar o conteúdo do seu estômago e esvaziar os seus intestinos. Tudo para que entre a cada sexta-feira “limpo” da carne, já que, caso contrário, estará a fazer “batota”.
Outra coisa importante relaciona-se com a comunhão episcopal às sextas-feiras: ninguém deveria comungar a tradicional hóstia, pois caso contrário estará a comer o corpo de Cristo e, ao fim ao cabo, é carne.
Posto isto, espero ter contribuído para o esclarecimento das suas dúvidas. Concluo dizendo que li que cumprir com a abstinência faz com que a Humanidade esteja um degrau mais perto do Paraíso. Por esta lógica o pessoal da anorexia já deverá ter um lugar reservado no Além.

Sem comentários: