terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sismos: fim à vista?

Os terramotos são uma das catástrofes naturais que mais impacto têm no nosso planeta. Provocam mortes e prejuízos incalculáveis e não há nada que se possa fazer para os evitar. Ou haverá?

Os terramotos acontecem devido à fricção entre as placas tectónicas que compõem o planeta Terra. Deste modo, teoricamente se não existisse esta fricção, deixariam de acontecer. Poderíamos parar os movimentos destas placas tectónicas? Não, isso é uma ideia ridícula, contudo poderíamos atenuar a fricção delas.

Quero com isto dizer que me parece razoável pensar em métodos que possam prevenir estes eventos de modo a salvar milhares de vidas e o método que em teoria me parece mais eficaz seria hectolitros de vaselina injectada nas zonas de choque. Com esta medida, o atrito reduziria substancialmente e o deslizamento das placas tectónicas ocorreria um pouco à semelhança do gelo sobre o vidro.

A aplicação da vaselina poderia ser feita por máquinas semelhantes a plataformas petrolíferas e a produção de quantidades tão elevadas de vaselina poderia ser feita por portugueses. A concretização desta ideia iria ter certamente o aval de Passos Coelho, numa altura em que o desemprego em Portugal atinge os 13%.

Para controlo de Qualidade, naturalmente que proporia para Director o arquitecto Tomás Taveira.

Fica assim mais uma ideia de grande importância.

PS: Fico também à espera de um convite formal da equipa TED Talks para divulgar ainda mais esta ideia.

Sem comentários: